OBSERVAÇÃO: Todos os horários previstos para a XVIII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2022 seguirão o HORÁRIO DE BRASÍLIA.

 1ª Fase:

Data da prova: 11/03/2022 (sexta-feira – das 9h às 16h)

Local: nas próprias escolas dos alunos inscritos.

Cada professor cadastrado deverá acessar a página da OBB, a partir do dia 09/03/2020, para o download da prova, e somente os professores cadastrados poderão fazê-lo mediante sua senha pessoal (recebida no momento da inscrição).

Datas importantes da 1ª Fase:

- Download da prova da 1ª Fase: 09/03/2020

- Divulgação do gabarito provisório da 1ª Fase: 14/03/2022

- Prazo para contestação do gabarito provisório pelos professores responsáveis de sua(s) escola(s), exclusivamente pelo e-mail obb@butantan.gov.br: 14/03/2022 até às 23h59 min.

- Divulgação no site OBB do gabarito definitivo da 1ª Fase: 15/03/2022

Após a divulgação do gabarito definitivo, o professor cadastrado será o responsável pela correção da prova, bem como pelo lançamento do número de acertos até o dia 25/03/2020 (*acertos de 0 a 30 pontos) no site OBB o que garantirá O CADASTRO de seus alunos.

FIQUEM ATENTOS E NÃO PERCAM OS PRAZOS PARA O LANÇAMENTO DOS DADOS E ACERTOS DE SEUS ALUNOS! A ORGANIZAÇÃO DA OBB NÃO SE RESPONSABILIZA POR ERROS OU AUSÊNCIA DESSES LANÇAMENTOS.

- Divulgação no site da OBB dos candidatos selecionados a participar da 2ª fase: até 30/03/2022

- Divulgação das escolas-sede, onde o aluno selecionado para a 2ª Fase fará a prova de 2ª Fase: até 04/04/2020

Cadastro dos alunos participantes no site:

*Nome completo do aluno;

*Data de nascimento do mesmo;

*Série atual em que este aluno está cursando;

*Número de acertos do aluno na primeira fase (de 0 a 30 pontos);

 

 Fase 2A:

Data: 08/04/2022 (sexta-feira - das 9h às 16h)

Na impossibilidade da realização nesta janela de horário estabelecida pela XVIII OBB, o professor responsável deverá encaminhar um pedido com justificativa para aplicação em outro horário. Este pedido deve ser endereçado a Coordenação Nacional pelo e-mail obb@butantan.gov.br até o dia 04/04/2021 às 23:59h (Horário de Brasília). Não haverá mudança quanto a data de aplicação.

Os estudantes que obtiverem pontuação igual ou superior à nota de corte da Fase 1 divulgada no site da OBB poderão participar da Fase 2A.

Prova composta por 50 questões de múltipla-escolha, com duração máxima 02 horas e mínima de 30 min, abordando o mesmo conteúdo programático (contido no link do site da XVIII OBB), a ser realizada dentro do período estipulado pela XVIII OBB, a escola poderá aplicar a prova a partir das 9h e finalizar no máximo às 16h, respeitada a duração máxima da prova de 02 horas a partir do horário que iniciar.

Cada professor cadastrado deverá acessar a página da XVIII OBB, até o dia 06/04/2022, para o download da prova de fase 2A. Somente os professores cadastrados poderão fazê-lo mediante sua senha pessoal (recebida no momento da inscrição). Os professores cadastrados serão os responsáveis pela guarda e confidencialidade do conteúdo da prova (ver termo de confidencialidade e assinar).

A escola será responsável pela realização da prova de fase 2A, sendo a forma de aplicação** da mesma dependente da condição da cidade/estado na data de sua realização.
Deve-se manter o sigilo do conteúdo da prova enquanto aplicação e também NÃO SERÁ PERMITIDA sua reprodução ou divulgação total e/ou parcial, após a realização da mesma, por quaisquer meios, físico ou eletrônico.
Oportunamente, a XVIII OBB disponibilizará o conteúdo da prova e gabarito, que passarão a ser de domínio público, sempre respeitada a fonte.

**Sujeito às condições da cidade/estado na data da realização.

A correção será realizada pelos próprios professores responsáveis. Contudo, de forma aleatória, algumas folhas de respostas serão solicitadas via site para conferência de correção pela coordenação nacional da XVIII OBB. Cabe ao professor e à escola atender a solicitação da XVIII OBB, sob pena de desclassificação da escola na mesma. Em caso de constatação de erros, adulterações e fraudes por má fé, todos os estudantes vinculados a esse professor/escola serão eliminados e professor/escola responderão civil e criminalmente, além de ficar vedada a participação do estudante/escola cuja prova contiver adulterações e/ou fraudes nas próximas 05 edições da OBB.

Durante o período de aplicação da prova, o estudante deverá ficar incomunicável com o exterior (demais estudantes, professores, pais etc) e não poderá utilizar nenhum meio de comunicação ou equipamento eletrônico (telefone ou celular, notebook, smartphone, tablet ou quaisquer similares) com exceção daquele usado para responder a prova em caso virtual. Além disso, será vedada a consulta a livros, manuais, notas e impressos de qualquer natureza.

Enquanto forma presencial, caso o estudante queira ir ao banheiro, a escola deverá providenciar alguém para acompanhá-lo.

- A divulgação do gabarito provisório será até o dia 11/04/2022 na área do professor (acessar com login e senha pessoal). A Contestação do gabarito divulgado deverá ser realizada pelo professor responsável mediante pelo menos uma referência bibliográfica e via e-mail à coordenação (obb@butantan.gov.br) em até 24 horas. Comunicações por outra via e/ou fora do prazo estabelecido não serão consideradas.

- A divulgação do gabarito definitivo da fase 2A será no dia 12/04/2022 (terça-feira).

- A inserção do número de acertos deve ser realizada pelos professores responsáveis até o dia 22/04/2022 (sexta-feira) na mesma plataforma da fase 1 (ver tutorial).

- A lista dos classificados para a fase 2B será divulgada no site da OBB até o dia 26/04/2022 (terça-feira).

 Fase 2B:

Data: 06/05/2022 (Sexta-feira - das 14h às 16h – Horário de Brasília)

***Aquele estudante que não possuir computador deve pedir ao seu professor que informe a Coordenação Nacional da OBB via e-mail obb@butantan.gov.br até o dia 29/04/2022.

- A divulgação do gabarito provisório será até o dia 09/05/2022.

- A Contestação do gabarito divulgado deverá ser realizada pelo professor responsável mediante pelo menos uma referência bibliográfica e via e-mail a coordenação (obb@butantan.gov.br) em até 24 horas. 

- Divulgação do gabarito definitivo da fase 2B será até o dia 10/05/2022 (terça-feira).

- Até o dia 12/05/2022 (quinta-feira), no site da XVIII OBB será divulgada a lista dos 25 estudantes selecionados para a Seletiva Internacional (ver regulamento), seguindo a seguinte distribuição:

15 estudantes com as maiores pontuações na classificação geral na XVIII OBB;

05 estudantes melhores classificados de 2º ano do Ensino Médio, mas que não estão entre os 15 melhores na classificação geral;

05 estudantes melhores classificados de Escolas Públicas, que não estejam classificados dentre os 15 melhores classificados na XVIII OBB.

Na fase 2B encerra-se a XVIII OBB e inicia-se um novo ciclo de preparação/seleção para as etapas internacionais 

 3ª Fase: Seletiva para as Olimpíadas Internacionais

Data: 16 a 20/05- quinta a quarta-feira

Os estudantes classificados para a Capacitação/Seletiva Internacional serão capacitados virtualmente durante os dias 16 a 20 de maio de 2022 por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan ou convidados pelo mesmo.

Os participantes capacitados serão avaliados e classificados para as Olimpíadas Internacionais por provas virtuais (teórico/prática) compostas por questões de múltipla-escolha elaboradas pela equipe Butantan.

CABERÁ AO PESQUISADOR/EDUCADOR RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE ESSA AVALIAÇÃO.

A divulgação do resultado final será até o dia 22/05/2022.