É com orgulho que venho a informar aos entusiastas da biologia que a OBB está de volta. Coordenada há 12 anos pela Associação Nacional de Biossegurança, a partir de 2017 a OBB passará a ter o Instituto Butantan (SP) como principal organizador.

O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina. Sua principal missão institucional é atender às demandas primordialmente voltadas para a saúde pública, contribuindo com o Estado no contínuo esforço de prover o bem-estar da população. O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Além disso, mantém coleções científicas, capacita alunos e oferece cursos de extensão.
Há três anos, o Instituto Butantan vem contribuindo com a realização do treinamento prático da OBB e, a partir de agora, passa a coordenar todas as provas e ações da OBB, bem como a participação dos alunos selecionados nas olimpíadas internacionais e ibero-americanas de biologia.

Após 12 anos de contribuição, vejo neste passo uma grande esperança de organização e crescimento da OBB, o que certamente refletirá em resultados positivos na popularização da Biologia e outras ciências da natureza no país. Continuarei trabalhando no projeto e acreditando em seus frutos. Passo o bastão à Dra. Sônia Aparecida de Andrade, nova coordenadora da OBB, que vem trabalhando de forma extenuante na sua ideação e execução.

Estamos elaborando um novo portal que trará mais informações e garantirá a inscrição gratuita das escolas de ensino médio e seus alunos na OBB. Em breve divulgaremos a abertura das inscrições. Não haverá mudanças substanciais nas provas e no regulamento da OBB.

Fiquem atentos ao nosso calendário provisório, em breve enviaremos mais notícias:

Inscrições XIII OBB
3 de março a 3 de abril
Primeira fase
8 de abril
Segunda fase
7 de maio
Terceira fase (treinamento)
5 a 9 de junho
 
Lembramos que os 15 primeiros colocados da segunda fase participarão de treinamento prático no Instituto Butantan. Durante este treinamento final será aplicada uma prova que colaborará na escolha dos alunos que participarão da 28ª IBO (Olimpíada Internacional de Biologia) que ocorrerá na Inglaterra em julho e da 11ª OIAB (Olimpíada Ibero-americana de Biologia) que ocorrerá em Portugal em setembro. 

Espalhem para todos! A OBB voltou!

Ósculos e amplexos,

Dr. Rubens Akeshi Macedo Oda
Fundador da Olimpíada Brasileira de Biologia​​